Concurso Público - um sonho possível

Direito em Foco

03 Abril, 2017

Qualquer conquista requer trabalho. E passar em um concurso público não é diferente. Abra mão de alguns prazeres agora para ter outros melhores no futuro. Pense: se você fizer o que sempre fez, vai ter os mesmos resultados que sempre teve. Trabalhe duro pelo seu sucesso agora e valerá a pena em breve.

Passar em um concurso envolve basicamente três áreas: organização e planejamento, técnicas de estudo e como fazer a prova. Muitas vezes o aluno prioriza o resultado, mas se esquece de cuidar do método para a obtenção do resultado.

Para que o resultado final seja atingido alguns pontos são imprescindíveis:

MOTIVAÇÃO: Uma pessoa motivada é mais feliz e mais produtiva. É ela que nos faz ter coragem e força para recomeçar todos os dias. Ninguém pode nos dar motivação. Busque as suas motivações: passar na prova para ter uma profissão, passar na prova para ter um bom emprego, passar na prova para mudar de vida. Às vezes bate um desânimo e isso é natural. Respire fundo e dê-se um tempo e volte a estudar o quanto antes.

COMPROMISSO: Significa fazer o necessário para alcançar o que você quer. Quando você está comprometido com alguma coisa você não aceita desculpas, você só aceita resultado. É o compromisso que faz com que você sacrifique algumas coisas para atingir o seu objetivo.

AUTODISCIPLINA: Só você é responsável pelo seu futuro. Ninguém pode vencer por você. A diferença entre quem tem disciplina e os outros é que tem disciplina continua firme mesmo quando está cansado. É ter em foco seu planejamento a curto, a médio e longo prazo.

ORGANIZAÇÃO: Organizar-se é estabelecer prioridades. Não deixe nada para a última hora. Cumpra logo suas tarefas. Organize-se. Defina logo suas prioridades. Discipline seu tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa pense apenas nela. Quanto mais organizado você for, mais tempo terá para fazer as suas coisas.

FLEXIBILIDADE: Tenha capacidade de se adaptar. Teste os métodos, veja se eles funcionam bem para você. Não tenha medo de adaptar e de mudar as coisas no meio do caminho se for necessário. Você precisar dar o seu jeito para estudar e para aprender.

CONSCIÊNCIA DO PROJETO: Você tem que ter consciência que está diante de uma fase trabalhosa e difícil, mas não pode se esquecer de que é ela bem fácil do que você não realizar o que quer. É fácil porque as regras são claras e há técnicas se bem aplicadas trarão resultados seguros. E trabalhoso porque é necessário aprender as técnicas, organizar-se e aplicar estas técnicas.

Por fim, se você está estudando para um concurso, deve haver uma boa razão para isso. Ampare-se nessa causa para encontrar forças e vencer seus problemas. Se estiver cansado ou desanimado por uma dificuldade qualquer, pense no que deseja, no que o faz estudar. Deixe-se invadir por essa ideia de um futuro próspero, se anime com seu próprio sonho. À medida que ele for tomando conta de você, mais energia você terá para estudar.