Gestão de Carreira e Competências - Fábrica de Loucos - por Marcelo Veras

Artigo

08 Abril, 2019

Há cerca de três anos, fui convidado para ministrar uma palestra sobre "Liderança" no 7o Congresso Internacional sobre Saúde Mental no Trabalho, em Goiânia - GO. Achei o convite tão interessante e inusitado, visto que não costumo frequentar eventos de saúde, que aceitei e fui com muita alegria e curiosidade. Chegando lá, fiz questão de ir direto assistir às palestras e aprender um pouco antes de ir ao palco. Para ser mais preciso, assisti a duas palestras: a primeira foi de uma psicóloga e a seguinte, de um advogado. Em ambas, fiquei chocado com o que ouvi. A psicóloga apresentou estatísticas de doenças ligadas ao trabalho. Depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, entre outras. Já o advogado nos apresentou números exorbitantes de processos judiciais ligados a assédio moral, sexual, e outros "als". Confesso, repito, que fiquei chocado. Lembro-me de dizer em silêncio: "Meu Deus, as empresas estão virando fábricas de loucos".

Já escrevi aqui um texto sobre três ex-alunos que, coincidentemente na mesma semana, pediram demissão de suas empresas (ou melhor, dos seus chefes) e me contaram que fizeram isso sem ter outro emprego em vista, mas só para se livrarem daquele ambiente e não ficarem loucos. Você pode imaginar uma decisão dessas?  Uma pessoa assumir o status de desempregada por decisão própria simplesmente porque está enlouquecendo no trabalho? Chega a ser surreal.

É muito triste, e ao mesmo tempo curioso, que um local onde as pessoas deveriam motivadas, leves e felizes, pois ali exercitam a sua profissão a ganham o seu dinheiro, tenha se transformado em um ambiente tão insalubre, mentalmente falando.  É lógico que isso não é a regra. Conheço inúmeras empresas, principalmente as que já nasceram na chamada "nova economia", que são ambientes leves, criativos, motivadores, com elevado grau de diversidade e onde que chega não quer sair por nada. Mas, infelizmente, ainda há empresas (pelos números, talvez a maioria) que colocaram em posições de liderança pessoas que não deveriam cuidar nem de uma criação de minhocas. Pessoas que, por falta de competências de liderança e, principalmente, competências comportamentais, transformam a vida de todos ali num inferno. E o pior é que, na maioria dos casos, isso não é visto pela alta liderança e perdura por anos e anos. O resultado? Ou melhor, os resultados? São dois: primeiro, os melhores profissionais vão embora. Segundo, quem precisa ficar por falta de uma opção melhor, fica louco. Pode?

Nas minhas aulas de planejamento de carreira, ouço inúmeros relatos a respeito. E confirmam todas as pesquisas recentes que mostram que as pessoas pedem demissão de seus chefes, e não de suas empresas. O meu conselho é sempre o mesmo. "Tem vida fora dali. Vá buscar um lugar saudável e onde as suas competências possam fazer a diferença e serem valorizadas".

Portanto, se você está passando por uma situação dessas ou conhece alguém que está, saiba que não estás só. O caminho, repito, é sair dessa gaiola das loucas o quanto antes e buscar um lugar onde o trabalho é uma fonte de prazer a alegria, não de doença. Até o próximo!