Foco e Produtividade - A diferença entre ser demandado e coletar seus trabalhos - Por Rubens Pimentel

Artigo

05 Novembro, 2018

A diferença entre ser demandado e coletar seus trabalhos

Inicio esta coluna do mês fazendo uma pergunta que tenho repetido no início dos meus cursos: sua primeira atividade do dia é abrir e ver seus e-mails para verificar se há algo a fazer?

Se sua resposta, como da maioria, foi sim, tenho que te dizer que você está trabalhando de forma equivocada. A maioria dos profissionais fazem isto para verificar se há alguma demanda e começar o dia produzindo... o que os outros te demandam a fazer. Pois é, você está trabalhando na demanda dos demais e isto pode estar fazendo você adiar seus trabalhos importantes.

Por isso que as vezes, depois de trabalhar muito no dia, você vai embora com a sensação que não fez nada. Isso acontece porque seu inconsciente sabe que você não trabalhou no que realmente importa.

Uma forma de resolver isto e mudar do conceito de receber trabalho para o conceito de coletar trabalhos. Ou seja você escolhe o que deve ser feito. Claro que a base de decisão são os objetivos de sua empresa e seus objetivos pessoais e irá depender de como você se relaciona com a empresa e com seus colegas.

Se você tem acompanhado esta coluna já leu sobre técnicas de nãos positivos, priorização e foco no que realmente é importante. Lembre se coletar trabalhos para cumprir seus objetivos é sempre mais interessante para sua empresa, para sua carreira e para você do que trabalhar na demanda dos outros. Ainda mais se os outros são desorganizados e desorientados.

Nos encontramos no mês me vem para falarmos sobre excesso de reuniões e como organizar esta confusão.