Gestão de Carreira e Competências - Ditados e sua carreira - Devagar e sempre - por Marcelo Veras

Artigo

17 Setembro, 2018

"De grão em grão, a galinha enche o papo "


Você já viu uma galinha comer milho? Eu já, muitas vezes. Nas Minas Gerais, onde passei grande parte da minha vida, tem muita roça, muita galinha e já presenciei a cena inúmeras vezes. Nunca vi uma galinha tentar colocar dois milhos na boca de uma vez. Sempre um por vez - devagar e sempre. Se tem muito milho e concorrência ao lado, elas são mais rápidas na bicada, mas sempre pegando um único milho de cada vez.

Esse ditado popular, também muito antigo, é muito pertinente hoje, não só nesta série que escrevo sobre ditados populares, mas sobretudo neste momento histórico em que vivemos. Hoje todos têm pressa. Queremos tudo para ontem. Devagar virou sinônimo de ruim. Em um mundo onde tudo está a um clique a na palma da mão, a pressa é normal e compreensível. Mas quando se fala de carreira, essa moeda tem dois lados. E um deles pode ser fatal.

A nossa carreira é uma maratona e não uma prova de 200 metros. Cada passo e cada etapa devem ser minimamente planejados. Aqui e ali e gente vê uma obra do acaso e coisas acontecerem de forma muito rápida, mas depois de mais de 10 anos estudando o tema, estou convencido que essa escada deve ser trilhada degrau a degrau, e quem tenta, por vezes, subir três degraus de uma vez só, acaba caindo e metendo a testa no chão.

Tenho acompanhado muitos casos de profissionais que têm uma pressa desproporcional para chegarem a determinado patamar em suas carreiras. Sempre que percebo um nível de pressa e ansiedade fora do comum para algo acontecer, e tenho a oportunidade de dizer o que penso, gosto de lembrar desse ditado - "De grão em grão, a galinha enche o papo" - e de outra frase que a minha mãe costumava nos dizer em relação aos nossos projetos. "Cuidado com o que deseja!". O que ela queria dizer com esta frase era algo muito simples e que já tratei aqui em outra oportunidade. O real significado era "cuidado para querer algo, mas não estar preparado para o mesmo!". Escreveria um livro só contando casos reais de profissionais que chegaram onde queriam, mas não estavam preparados para a posição que desejavam. E aí eu pergunto: Será que vale a pena atingir um objetivo de carreira e não estar à altura e preparado para aquilo? Não, definitivamente, não. Na maioria dos casos, a pressa foi fatal e o sonho "atingido" durou pouco.

Nas minhas mais de 150 entrevistas até hoje, a maioria das histórias de sucesso possuem uma narrativa muito coerente com o que defendo. Pessoas que desenvolveram um elevado nível de autoconhecimento e que, apesar de lutarem com todas as suas forças para atingirem seus objetivos de carreira, sabiam esperar o momento em que estavam 100% preparados para dar o próximo passo, assim como uma galinha que pega um milho de cada vez.

Sei que dizer isso hoje é quase uma infâmia e que todos querem ver resultados rápidos em suas carreiras, mas a história tem mostrado que, pior do que demorar, é acontecer logo e durar pouco. Se ainda estiver com dúvidas, faça como eu e vá ouvir depoimentos de profissionais que você admira e respeita, e procure ouvir como foi a trajetória e a velocidade com que as coisas aconteceram. Sim, você verá um ou outro caso que foge à regra, mas a imensa maioria das histórias de sucesso tem por trás esse ditado incrível - "De grão em grão, a galinha enche o papo". Até o próximo!