UNIDADE DIGITAL

Atendimento Humanizado na Advocacia Familiarista - Alexsandra Manoel Garcia

Artigo

18 Julho, 2022

O advogado e advogada familiarista deve cuidar das questões jurídicas do caso com um olhar mais profundo e não apenas com o conhecimento técnico. Precisa ter o mínimo de sensibilidade para entender os aspectos emocionais presentes em cada situação, auxiliando seus clientes a tomarem atitudes e decisões corretas e pautadas na lei, sem se deixarem levar pelos sentimentos envolvidos.

A jurista Andreá Pachá ensina que nossos moralismos e nossas convicções devem ser deixados de lado para advogarmos no Direito das Famílias.

Ao lado da parte técnica do Direito, é importante pensarmos em como tornar a nossa atuação memorável para o nosso cliente. Afinal, os clientes contratam quem eles confiam e se identificam.

Além disso, é indispensável ter EMPATIA pelo cliente e pela causa dele.

Nesse sentido, podemos utilizar algumas frases acolhedoras no momento do atendimento, como por exemplo: "Eu entendo a sua dor e angústia, estou aqui para te ajudar".

Ainda, podemos substituir alguns termos no momento de confeccionar as nossas petições.

Por exemplo, quando a causa se tratar de uma disputa de guarda, ao invés de usar o termo MENOR, use os termos criança ou adolescente.

Ainda, abandone o termo visita!!! Afinal, os filhos não visitam seus pais, os filhos devem conviver com seus pais, logo, o termo correto é convivência. Portanto, substitua "regime de visitas" para "regime de convivência".

Mais uma dica importante: Quando se tratar de uma ação de divórcio, apresente apenas alegações e provas que realmente fazerem parte do objeto da ação. Levar intimidades do casal, sem necessidade, só expõe aquelas pessoas e nada altera no processo.

Importante lembrar que mesmo o processo tramitando em segredo de justiça, as pessoas envolvidas terão acesso àquelas folhas, como os servidores, juízes, advogados das partes etc.

Por fim, lembre-se que ao profissional do Direito, em defesa dos interesses de seus clientes, cabe promover a paz social e estimular a conciliação!!! Com um tratamento humanizado e verdadeiramente cuidadoso, as coisas podem ser resolvidas muito mais rápido e de forma menos danosa.