Gestão de Carreira e Competências - Simplicidade - Por Marcelo Veras

Artigo

13 Maio, 2019

Como escreveu um dos meus grandes "professores", Yuval Harari, em seu livro "21 lições para o século 21", "É um mito achar que os humanos pensam por si mesmos. E sim, pensamos em grupos.". Todos nós, em maior ou menor grau, somos altamente influenciáveis e construímos nossas convicções a partir de convicções de outros, que também as construíram da mesma forma. Este modelo mental nos levou a coisas boas e ruins. O lado bom dessa história é que, ao pensarmos em grupos, desenvolvemos um enorme poder de colaboração e crescemos como espécie. Já do outro lado da moeda, isso nos levou a formarjuízos convictos e equivocados sobre muitas coisas. É como se usássemos um atalho para tirar conclusões de forma rápida e sem pensar muito. Uma espécie de "preguiça mental".

O chamado "sucesso profissional", tema que estudo formalmente há mais de 12 anos, é rodeado de mitos e convicções erradas. Eu mesmo, por muito tempo ao longo da minha carreira e antes de me debruçar nos bastidores de histórias reais, achei que a receita do sucesso era mais difícil do que encontrar vida em marte. Na medida em que fui deixando este "comportamento de manada" de lado e, com a razão no comando, me debruçando sobre histórias reais de pessoas que atingiram patamares de carreira que às vezes nem elas acreditavam que poderiam alcançar, enxerguei o que Leonardo da Vinci disse com muita propriedade: "A simplicidade é o último grau de sofisticação".

A minha maior surpresa quando comecei, desde 2006, a estudar o tema, ler estudos mundiais e entrevistar pessoas, foi ver que os casos de sucesso profissional são todos recheados de ingredientes simples e que estão ao alcance de praticamente todos, mas que apenas uma pequena minoria os usa. Quer fazer uma pesquisa? Vá ao google e digite "atitudes simples que impulsionam a carreira". Selecione algumas fontes das inúmeras que vão aparecer e dê uma olhada no que vai encontrar. Quer um resumo? Aí vai:

- Seja educado e cordial com as pessoas;

- Seja pontual nos seus compromissos;

- Invista no seu autoconhecimento. Conheça bem suas habilidades e as use;

- Estude sempre e não pare de se atualizar;

- Faça o seu trabalho com comprometimento;

- Seja um bom ouvinte;

- Mantenha contato com pessoas que pensam diferente de você;

- Antes de julgar, busque entender o ponto de vista do outro;

- Não fique lamentando os problemas. Foque-se na solução deles;

Paro por aqui, mas lhe garanto que, se você fugir desses "atalhos mentais" e for analisar os bastidores e os comportamentos de grandes profissionais (executivos, empresários, atletas, pintores, escritores, etc), aprenderá o que talvez seja uma das lições mais valiosas da vida -  "A simplicidade é o último grau de sofisticação". Até o próximo!