Especialista explica por que home office é mais difícil para mulheres

Notícias

29 Maio, 2020

Uma pesquisa divulgada recentemente pela grande mídia, realizada pela startup Pin People, apontou que o trabalho remoto tem sido mais difícil para as mulheres do que para os homens. Foram 30 mil trabalhadores do Brasil e outros países da América Latina entrevistados, e o resultado não surpreendeu especialistas, já que a mulher sempre acumulou algumas funções com a casa e os filhos. 

"Normalmente, a divisão de tarefas entre homem e mulher em casa e no cuidado com as crianças acaba sendo mais difícil por dois pontos: primeiro, ele não tem esse costume, isso não veio da família dele; e o segundo ponto é o fato da esposa, da mulher da casa, ter a visão de que o homem não tem competência para uma atividade e, dessa forma, é difícil aceitar que o outro faça o que eu posso fazer melhor", explica a psicopedagoga Débora Corigliano, coordenadora da pós-graduação em Educação Infantil e professora de Psicopedagogia no IBFE e na Unità Faculdade.

Corigliano explica que esse cenário torna-se mais impactante ainda em um momento como o que todos estão vivendo, de isolamento, em que muitas mulheres estão atuando em home office e que não podem contar com a rede de apoio com que contariam em outra oportunidade, como ter ajudante do lar, enviar os filhos para a escola ou contar com a ajuda dos avós. "Isso tudo aliado à ansiedade de uma questão que não está ao nosso alcance resolver - como a pandemia -, o medo de perder o emprego e a possível redução da renda familiar afeta a saúde da mulher", completa.

Para amenizar a ansiedade e diminuir a sensação de frustração, Débora orienta que é necessário aceitar que a mulher é um ser passivo de erros e falhas, e não domina tudo. A psicopedagoga indica a organização da vida familiar como um passo imprescindível. "Fazer um quadro de atividades pode ser um bom começo. Mas ao contrário do que muitas pessoas fazem, o quadro não deve ser somente das ações das crianças da casa, mas contemplar a família toda. Existem até aplicativos que podem ajudar. Todas as pessoas da família devem ter suas atribuições ali descritas, os horários todos da família. Dessa forma, a mulher pode atribuir as funções de responsabilidade de todos e cada um sabe o que deve fazer sem cobrança o tempo todo", orienta.

Cultivar o diálogo familiar quando o assunto é divisão de tarefas em casa é essencial. "De repente, o marido não sabe cozinhar, mas ele pode varrer e passar pano. Primeiro, a família deve esclarecer sobre o que cada integrante tem facilidade de fazer. Depois, o sacrifício de cada um para ajudar em casa. Independente da época de pandemia, a divisão de tarefas se faz necessária em todos os cenários da vida", finaliza.